
Os EUA foram os primeiros a superar o time verde e amarelo quando Bernardinho assumiu o posto. Em 2001, as duas equipes também estavam no mesmo grupo no início da Liga Mundial, e os EUA conseguiram bater o Brasil, em 27 de maio, por 3 sets a 2. Nos outros três confrontos na mesma competição, três triunfos nossos por 3 sets a 0.
A primeira derrota para o Tio Sam em uma competição importante veio no ano seguinte, no Campeonato Mundial, novamente por 3 sets a 2. Como foi na fase inicial da disputa, não fez falta, e o Brasil sagrou-se campeão. Em 2004, no início das Olimpíadas de Atenas, os rivais conseguiram vencer a equipe canarinho por 3 sets 1. Mais uma vez, nada que atrapalhasse a campanha, e Giba e cia. conquistaram o bicampeonato olímpico para o vôlei nacional.
O time estrangeiro, atualmente comandado por Alan Knipe, ainda conseguiu dois triunfos na Copa América, em 2005 e 2007, e na Copa do Mundo de 2007. Mas foi 2008 o ano mais doloroso para os comandados de Bernardinho. Derrotada em casa pelos americanos na Liga Mundial, em junho, a seleção ainda perdeu a disputa do terceiro lugar para a Rússia. Praticamente um mês depois, Ball, Stanley e Priddy comandaram o grupo que impediu o ouro brasileiro nos Jogos de Pequim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário