Rádio Na Geral Esporte

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ranking aponta Brasileirão como melhor da América do Sul e "reforça" Clube dos 13

O Clube dos 13 ganhou mais um aliado na briga para aumentar as cotas de TV do Campeonato Brasileiro a partir 2012. É que a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou que o Brasileirão foi o nacional mais forte da América do Sul na primeira década deste século.  
De acordo com os números publicados pela entidade, o Brasileiro lidera com certa folga. Nos últimos dez anos, somou 9.367 pontos, enquanto a Argentina figurou na segunda colocação com 8.753 pontos.
A grande surpresa ficou por conta da queda do Campeonato Uruguaio. Considerada historicamente a terceira força do continente, o nacional local ocupa apenas a sexta posição, com 5.046,5 pontos, atrás de Colômbia, Chile e Peru.
A estatística é feita com base nos resultados dos cinco clubes com melhores resultados de cada uma das competições nos dez países da Conmebol.

Reforço pelo aumento das cotas

Com esses dados, os clubes brasileiros terão um argumento a mais nas negociações pelo aumento nas cotas de TV. O Flamengo elaborou um estudo que deve ser utilizado pelo Clube dos 13 para alavancar os valores sobre os direitos de transmissão. Os estudo faz uma comparação entre os valores pagos para a transmissão dos principais campeonatos da Europa, Alemão, Espanhol, Inglês e Italiano. A temporada 2010/2011 Premier League, primeira divisão inglesa, por exemplo, teve uma cota de R$ 2,7 bilhões. O último contrato firmado entre Globo, Clube dos 13 e CBF teve um custo à emissora carioca de R$ 445 milhões.

Fim da exclusividade

No último dia 20 de outubro, a Rede Globo perdeu, pelo menos na teoria, seu poder sobre o futebol brasileiro. Após um longo processo administrativo do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) foi determinado que o Clube dos 13 comece a realizar leilão pelo direito de transmissão do Brasileirão de forma igualitária. O Cade derrubou a cláusula de exclusividade que a emissora carioca tinha para compra do direito de transmissão. A maioria dos conselheiros foi contra a preferência dada à Rede Globo pelo Clube dos 13, alegando a prática de cartel. Como o Brasileirão de 2011 já está fechado com a emissora, a medida passa a valer a partir de 2012, onde será aberto o leilão para que todas façam uma proposta pelo direito exclusivo da transmissão. Além da Record e Globo, SBT e Rede TV! querem comprar os direitos do Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário